Heróis do Olimpo RPG - Logo
Herois do Olimpo RPG

Fórum de Mitologia Grega baseado em Percy Jackson e os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tutorial de Atributos Empty Tutorial de Atributos

por Quíron 20/10/13, 11:12 pm

Quíron

Quíron
Coordenador do Acampamento
Coordenador do Acampamento
Guia rapido:

Atributos dos Deuses:

PONTOS POR NÍVEL:


SISTEMA DE ATRIBUTO NO FÓRUM!

A fim de deixar nosso jogo mais parecido com um RPG, pensamos em usar o sistema de atributos no nosso fórum.

Pra que?

Muitas vezes ouvimos aquilo “Sou 5 níveis mais baixo mas ganho de vc”.  Pode existir essa possibilidade entre os players, mas convenhamos que alguém mais experiente não terá tanta dificuldade em uma batalha. Por isso, este sistema servirá para os players terem outras bases de força, não somente pelo nível.

MAS PRIMEIRO vamos separar esse tutorial por partes:
Primeiro vamos definir que será possível melhorar/aumentar os atributos através de :
Nível
Habilidade
Acessório
Respeito
E ainda vamos abordar aqui no tutorial como levar em consideração esses atributos nas narrações

Como funciona?

Cada personagem, de acordo com sua especialidade, receberá uma determinada quantidade pontos para distribuir entre os atributos quando sua ficha for gerada.
Mas existem regras. Primeiros, vamos às explicações do que são esses tais “atributos”:

Serão divididos em: Atributos primários e Atributos Secundários

ATRIBUTOS PRIMÁRIOS (Ataque)
CON – Constituição – Resistência corporal
FOR – Força – Força bruta
MIR – Mira
AGI – Velocidade e agilidade
INT – Inteligência
WIS – Poder mágico – Para uso de magias (inclui musicas e outros)
CHA – Habilidade com palavras e poderes mentais - Diplomacia e poderes que envolvem mexer diretamente com a mente.
ATRIBUTOS SECUNDÁROS (Defesas)
DEF – Defesa – Defesa física e mágica
REFLEX – Reflexos – Esquiva
FORT – Perseverança – Para levantar mesmo ferido, com dificuldade. Resistir à e efeitos de álcool, veneno, tontura, cegueira, etc...
VONT – Vontade (mente) – Para não cair facilmente em uma mentira ou feitiço mental e medo.

Seguindo ainda as mesmas bases de um RPG, alguém com mais força facilmente ganharia de alguém inteligente em uma luta corporal. Entretanto, este não ganharia nunca em um diálogo.


FICHA

Explicando a área de atributos da ficha: As colunas são independentes uma da outra.
A coluna de Base é a única que a gente tem que usar o multiplicador, e o valor deve ser sempre somado com as outras colunas como FIXO, VARIÁVEL, ACC, e Perícia que serão explicadas adiantes.

Tutorial de Atributos Hiyi5mY



Agora vamos falar de como evoluímos os atributos na coluna de nível

Como isso é atribuído aos players?

Simples! Separação e limite de acordo com a característica entre os deuses.

IMPORTANTE

Ao gerar sua ficha, 10 pontos serão acrescentados automaticamente para cada atributo PRIMÁRIO e SECUNDÁRIO no campo de NÍVEL.
Se sua ficha foi criada antes do dia 02/07/2014 acrescentar 10 pontos nos atributos primários e secundários.
Esses pontos existem só por vc ser um semideus.

Olimpianos

Zeus/Júpiter: WIS+FOR
Poseidon/Netuno: CON + WIS
Hades/Plutão: WIS +  AGI
Deméter/Ceres: WIS+FOR ou INT ou CON (WIS é obrigatório e o secundário vc escolhe entre essas 3 opções)
Ares/Marte: FOR+AGI
Atena: INT + CON
Hefesto/Vulcano: FOR + CON ou INT ou WIS (FOR é obrigatório e o secundário vc escolhe entre essas 3 opções)
Hermes/Mercúrio: AGI+CHA
Apolo: MIRA+WIS
Dionìsio/Baco: AGI+WIS
Afrodite/Vênus:  CHA+ WIS

Menores

Hécate: WIS
Phobos: CHA+AGI
Hypnos: WIS+CHA
Bóreas: WIS+AGI
Íris: WIS+AGI
Sátiros: CHA+ WIS
Belona: FOR+AGI
Como podem ver os pontos recebidos só devem ser distribuído na coluna de BASE nos atributos PRIMÁRIOS (não tem nenhuma defesa na lista).


Como funcionará as defesas?

É acrescentado o mesmo valor distribuído no primário para defesa (secundário) correspondente:
CON: DEF
WIS ou FOR:  FORT
INT ou CHA:  VONT
MIR ou AGI:  REFLEX
Percebam como foi usado o “OU”. Então se vc colocou em WIS e FOR terá escolher o valor maior para colocar em FORT.
Se colocou INT e AGI terá o mesmo valor distribuído para VONT E Reflex pq eles não são complementares.

E quantos pontos eu tenho?

No nível 1 você receberá 50 para distribuir na sua ficha, porem 20 desses pontos terão de ser distribuídos  nos atributos principais de seu progenitor (listado acima). Os 30 pontos restantes poderão ser distribuídos conforme o desejo do jogador nos atributos primários, e as defesas seguirão exatamente o mesmo valor que foi distribuído nos primário, só que em seu correspondente. do valor distribuído conforme mencionado acima.
Exemplo: um filho de Apolo deve adicionar 10 em mira e 10 em WIS, obrigatoriamente.

Depois disso seus atributos vão evoluir através do seu MULTIPLICADOR.

Como vou evoluir meus atributos? Multiplicador?

Os 50 pontos que você distribuiu na coluna LVL da ficha serão fixos e nunca aumentarão. O jeito de aumentar esses pontos é sempre pela metade do seu nível. Ou seja, metade do seu nível é seu multiplicador e vc tem que multiplicar pelos valores que vc distribuiu.
Como assim?

Exemplo:
Joãozinho é filho de Ares e quando distribuiu seus pontos iniciais ele colocou 30 pontos em força. 
Quando ele passar para o nível 2 ele vai ter como multiplicador 2/2 = 1 e deverá multiplicar esse valor pelo força dele 30 *1 = 30.

Quando ele passar pro lvl 3 o multiplicador dele passará a ser 3/2 = 1,5 e deverá usar esse valor para multiplicar com sua FOR: 30*1,5 = 45.

No nível 10 o multiplicador será 10/2 = 5. Multiplicando com os 30 pontos que ele colocou em força: 5*30 = 150

O resultado dessa conta deve ser colocado na coluna TOTAL (pontos das outras colunas deverão ser somando caso tenha algo para somar).

Então toda vez que vc upar seu multiplicados vai aumentar, logo vc tem que refazer a multiplicação e posteriormente somar as outras colunas.
Veja o exemplo da ficha de um filho de Deméter lvl 18 que não tem grupo: Nesse caso o multiplicador dele é 9
Tutorial de Atributos IoivaRG

Importante perceber aqui é que ele já tem 10 em todos os atributos da coluna BASE, então o valor que ele distribuiu está somado com esses 10 iniciais:
CON : 10 (base)
FOR: 25 (10+15)
MIRA: 10 (base)
AGI: 35 (10 + 25)
WIS: 20 (10 + 10)
CHA: 10 (base)

15+25+10 = 50

Nesse exemplo esse jogador não tem nenhum ponto das outras colunas por isso o resultado da multiplicação esta direto no total.
Se o jogador tiver pontos nas outras colunas esses valores devem ser somados com a multiplicação.
Veja nesse outro exemplo:
Tutorial de Atributos 9eg8vHG

Vamos nos atentar à linha da FOR: 25*9 = 225 (BASE) + 20 (VARIÁVEL) = TOTAL 245

Os detalhes de como colocar atributos nas outras colunas serão discutidos adiante.




GRUPOS!
Diferente de seus pais, cada jogador que entrar em um grupo ganhara 5 pontos em cada atributo principal de seus patronos. Esses pontos serão fixos e não poderão ser mudados de maneira alguma.
Exemplo: uma caçadora deverá adicionar 5 pontos em mira e 5 em agilidade, obrigatoriamente.

Classificação de atributos principais entre os Grupos

Ártemis-  MIRA/AGI
Héracles/Hercules- CON/FOR
Pã- WIS/AGI
Hera/Juno- WIS/CON
Héstia/Vesta- WIS/CHA
Éris/Discórdia- CHA/INT
Amazonas- MIRA/AGI
Guardas:
Turtur- CON/FOR
Aquila- FOR/AGI
Corvus- AGI/INT
Selene: WIS (os 10 vão no wis)
Tânatos: WIS/CHA
Céos: INT + Outro (Atributo principal do personagem)


By Johnny Singer, Lhokita



Última edição por Hermes em 28/01/24, 12:10 pm, editado 20 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)

http://www.heroisdoolimporpg.com
#1

Tutorial de Atributos Empty Re: Tutorial de Atributos

por Quíron 21/06/20, 07:43 pm

Quíron

Quíron
Coordenador do Acampamento
Coordenador do Acampamento
POSTADO DIA 21/06/2020 AINDA E CONSTRUÇÃO:



Habilidades Progenitores

Os jogadores vão ganhar um valor fixo para distribuir no campo de FIXO E VARIÁVEL, sendo necessário adicionar alguns pontos em atributos pré-definidos de seu progenitor. Os pontos FIXOS deverão ser colocados na coluna FIXO e os pontos que vc for escolher onde quer que fique devem ser colocados em VARIÁVEL.

OLHAR TABELA DE DISTRIBUIÇÃO DOS ATRIBUTOS DOS DEUSES ACIMA

Os pontos vão ser distribuídos dessa maneira:

Progenitores:
Do nível 1 ao 10 = 2 pontos para Fixo e 3 para Variável POR NÍVEL para atributos PRIMÁRIOS.
.                                      DEFESAS 1 ponto para Fixo e 1 para variável POR NÍVEL.
Do nível 11 ao 20 = 5 pontos para Fixo e 5 para Variável POR NÍVEL para atributos PRIMÁRIOS.
.                                      DEFESAS 2 ponto para Fixo e 3 para variável POR NÍVEL.
Do nível 21 ao 30 = 7 pontos para Fixo e 8 para Variável POR NÍVEL para atributos PRIMÁRIOS.
.                                      DEFESAS 3 ponto para Fixo e 4 para variável POR NÍVEL.

Exemplo: Eu tenho um filho de deméter lvl 1 e ele upou pro lvl 2 então eu vou ganhar 2 pontos para colocar como atributo na coluna FIXO (1 em WIS e 1 em AGI) e 3 pontos para colocar no atributo que vc quiser na coluna VARIÁVEL.

Nas DEFESAS vc vai ganhar 1 pontos na coluna FIXO (FORT) e 1 ponto para colocar na coluna VARIÁVEL onde quiser.

Seguindo a mesma lógica mencionada acima:
defesas:

Mas pra que isso?

Pq se a gente não discriminar o que são pontos fixos e o que são pontos escolhidos não da pra saber quem tá roubando na ficha e também não da pra saber o que foi aonde.

Ok, mas eu já to no lvl 18, como vou saber quantos pontos eu tenho pra distribuir?

Do nível 1 ao 10 eu ganho 2 pontos pra FIXO, então 2*10 = 20. Distribuir esses pontos WIS e FOR (10 e 10) na coluna FIXO; e 3 pontos para VARIÁVEL 3*10 = 30 para distribuir onde quiser na coluna VARIÁVEL.

Do nível 11 ao 18 ganha 5 em fixo e 5 em Var, logo: 5*8: 40 para distribuir em WIs e for (20/20) na coluna FIXO e 40 para colocar onde quiser na coluna VARIÁVEL.

Segue uma imagem do exemplo considerando o mesmo filho de Deméter só que no lvl 18.
Tutorial de Atributos 9eg8vHG

Mas não é muito ponto pra deixar fixo? Eu não posso ter mais poder de escolha?

Não. Visto que antes as pessoas ganharam valores e atributos baseado nas habilidades que tinham em sua árvore e eles eram imutáveis, então digamos que o fato de já ter metade para distribuir já é um diferencial (isso pq tinha grupo que nem atributo ganhavam).

Ok. Mas e as habilidades atuais?

As habilidades não vão mais DAR atributos, mas caso a habilidade diga que aumenta alguma característica terá lá um valor (normalmente em porcentagem). Afinal não queremos tirar as características que deixam os grupos únicos.

Habilidades que só serve para dar atributos, como por exemplo "O filho de ares é mais forte (+10 FOR)" serão REMOVIDAS. Esse tipo de habilidade não da caráter interpretativo pro personagem.

habilidades do tipo:

Velocidade: Por viverem pelas florestas perseguindo suas presas, as caçadoras de Ártemis desenvolvem ótima velocidade (+8 AGI), reflexos (+4 REFLEX), e mira (+3 MIRA) tornando-as bastante rápidas e evasivas. Dificilmente são atingidas quando estão atentas

Serão alteradas para:

Velocidade: Por viverem pelas florestas perseguindo suas presas, as caçadoras de Ártemis desenvolvem suas habilidades de velocidade e evasão e dificilmente são atingidas quando estão atentas.

ESSAS MUDANÇAS VÃO SER FEITAS GRADATIVAMENTE, SENDO PRIORIDADE OS GRUPOS QUE ESTÃO ATIVOS NO MOMENTO (Grupos que tem gente jogando)

Habilidades Grupos

A regra é a mesma, a diferença aqui é que não tem pontos variáveis. Os pontos recebidos devem ser distribuidos IGUALMENTE entre os pontos do deus seguido.
Exp: Caçadoras vão dividir 6 pontos recebidos como 3 em MIRA e 3 em AGI, OBRIGATÓRIAMENTE.

O ponto de DEFESA do 1 ao 10 pode ser escolhido em onde vai colocado DENTRE AS DEFESAS EQUIVALENTES.
Exp: Hera pode escolher entre Reflex (pq ganha em AGI) ou FORT (pq ganha em FOR)
Caso o grupo ganhe na mesma defesa, como por exemplo Ártemis (AGI E MIRA) todos os pontos vão em REFLEX

OLHAR TABELA DE DISTRIBUIÇÃO DOS ATRIBUTOS DOS DEUSES ACIMA

DISTRIBUIÇÃO:
Do nível 1 ao 10 = O semideus ganha 2 pontos de atributo POR NÍVEL para atributos PRIMÁRIOS, e 1 pontos POR NÍVEL para atributos SECUNDÁRIOS.

Do nível 11 ao 20 = O semideus ganha 6 pontos de atributo POR NÍVEL para atributos PRIMÁRIOS, e 3 pontos POR NÍVEL para atributos SECUNDÁRIOS.

Do nível 21 ao 30 = O semideus ganha 8 pontos de atributo POR NÍVEL para atributos PRIMÁRIOS, e 4 pontos POR NÍVEL para atributos SECUNDÁRIOS

By Johnny Singer, Lhokita



Última edição por Ártemis em 23/11/23, 10:09 pm, editado 7 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)

http://www.heroisdoolimporpg.com
#2

Tutorial de Atributos Empty Re: Tutorial de Atributos

por Quíron 21/06/20, 07:46 pm

Quíron

Quíron
Coordenador do Acampamento
Coordenador do Acampamento
ACESSÓRIOS, ARMAS E ARMADURAS

Os acessórios terão seus pontos de atributos somados na ficha na coluna ACC.
OBS.: Acessórios do tipo "Tem efeito sob a luz da lua" NÃO serão adicionados na ficha, pois NÃO é uma coisa que funciona toda hora. NESTE CASO, COLOQUEM A DESCRIÇÃO DO ACESSÓRIO AO POSTAREM.

TODO ACESSÓRIO QUE DÁ ATRIBUTO EM PORCENTAGEM DEVE SER REVISTO E APROVADO POR ÁRTEMIS OU HEFESTO.

MAIS DETALHES EM BREVE...

http://www.heroisdoolimporpg.com
#3

Tutorial de Atributos Empty Re: Tutorial de Atributos

por Quíron 22/06/20, 11:39 pm

Quíron

Quíron
Coordenador do Acampamento
Coordenador do Acampamento
Outras maneiras de ganhar atributos


RESPEITO

Cada ponto de respeito corresponderá à pontos de atributo no qual o player poderá escolher livremente onde aplicar. Esses pontos deverão ficar no campo ACC. Ou seja, cada vez que você receber um ponto de respeito você poderá distribuir um ponto de atributo no campo ACC. É conveniente deixar nas anotações de atributos onde esses pontos foram colocados.


BATALHA

Os pontos de atributos servirão apenas como parâmetros para que o narrador consiga interpretar as batalhas e narrar de uma maneira mais justa. Um campista que tem 100 de força dará socos mais potentes do que um campista que tem 10 de força, porem isso não vai ser exato já que o que contará mais é a interpretação de cada jogador, de como o ataque será realizado e de onde o ataque foi feito, e isso vai de acordo com o que o narrador decidir.
Não importa o quanto de força que você tem, se você atacar o mindinho do pé de seu adversário não irá machucar tanto quanto se acertasse sua cabeça, por exemplo.


EM NARRAÇÃO! COMO POSTAR?

Primeiro: Escreva seu post normalmente.
Segundo: COLOQUE AS HABILIDADES

Existe o campo na ficha que contem os pontos de habilidades, ENTRETANTO, as habilidades CONDICIONAIS só serão consideradas se estiver no post, como explicado anteriormente.

Habilidades do Tipo: "Nesta habilidade, o Campista terá sua força ampliada. (recebe 10% FOR) "
ou então: "Ao lutarem ao lado de aliados, o guerreiro recebe mais força (+10% FOR nessas condições.)"
TERÃO QUE SER COLOCADAS NO POST
Habilidades que não forem postadas não serão consideradas.


By Johnny Singer, Lhokita

http://www.heroisdoolimporpg.com
#4

Tutorial de Atributos Empty Atributos em perícias

por Quíron 21/12/23, 01:33 pm

Quíron

Quíron
Coordenador do Acampamento
Coordenador do Acampamento
Evolução de atributos em perícia.


Conceito é: Ao treinar com uma arma o semideus desenvolve seu corpo gradativamente. Para conseguir usar uma espada minimamente bem e poder considerar que tem uma Perícia Inicial com Espadas, ele precisa de um mínimo de força nos braços para suportar o peso e o balanço da arma. O treino lentamente lhe provém com esta força.
O mesmo se aplica às outras Perícias. Sendo assim, as perícias podem dar um pequeno bônus fixo nos atributos relacionados ao seu uso.

Isso também fornece aos players a chance de evoluir um determinado atributo que seja importante na constituição de seu personagem, aumentando-os através do constante treino em perícia.

Os pontos de perícia devem ser distribuídos na coluna PER da tabela de Atributos, e devem ser descritas na aba de Observações de Narração.

Visão da ficha:


Cada nível de perícia concede o valor abaixo da respectiva perícia. Ou seja, no nível [Inicial] vc ganha 15 pontos de AGI em perícia em adagas e quando conseguir o nível intermediário ganhará +15 de AGI. Ganha a mesma quantidade por nível, com exceção da perícia [Mestre] que recebe o DOBRO (perícia com adagas [Mestre] = 30 de AGI)


Os pontos ganhos por cada nível em perícia são:


> Perícia com Espadas - 10 de FOR, 5 de AGI

> Perícia com Adagas - 15 AGI

> Perícia com Arcos - 15 MIR

> Perícia Bárbara (Machados, Clavas, Martelos, e outras coisas deselegantes similares) - 15 FOR

> Perícia com Chicotes (Chicotes, Correntes, Fios, etc) - 15 AGI

> Perícia com Arremessos - 10 MIR, 5 AGI

> Perícia com Lanças - 10 FOR, 5 AGI

> Perícia Corporal (Combate Desarmado, Tonfas, Soqueiras, Nunchakus) - 5 FOR, 5 AGI, 5 CON

> Perícia com Escudos - 10 CON, 5 FOR

> Perícia com Foices - 10 AGI, 5 FOR

> Perícia com Canalizadores (Cajados, Varinhas, Orbes, Instrumentos Musicais) - 15 WIS

> Perícia com Armas de Fogo - 15 MIR

No caso de perícias do Adaptador de Ares, Áquila, Atena etc; Os bônus das perícias não acumulam entre sí. O bônus maior será considerado e sobrepõe os outros.

Ex: Um filho de Ares possui Perícia Intermediária com Espadas e Perícia Bárbara Intermediária. Uma concede 20 de FOR e 10 em AGI e a outra, 30 em FOR.

Neste caso, através do Adaptador ele receberá apenas os 30 pontos em FOR da perícia Bárbara e os 10 de AGI da perícia com Espadas.
O mesmo segue para perícias iguais entre progenitor e grupo: Apolo e Ártemis tem perícias com arco e flecha, então só conta 1, ou seja NÃO ACUMULA.

As perícias treinadas FORA do Adaptador escalarão os atributos normalmente.


No caso de Perícias com Materiais ou Elementos, o semideus recebe o bônus equivalente momentaneamente enquanto portar a arma, mas os valores não serão adicionados à ficha.

http://www.heroisdoolimporpg.com
#5

Tutorial de Atributos Empty Re: Tutorial de Atributos

por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado


#6

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos