Olá filhos de Hefesto e filhos de Vulcano!
Como sei que muitos de vocês estão tendo problemas com as forjas eu decidi fazer um livro explicando dúvidas frequentes para que vocês se tornem, cada vez mais, melhores forjadores.
Nesse livro eu irei explicar:
1. Perícia com forjas;
2. Encantar forjas;
3. Regras de forjas;
4. Materias e Elementos;
5. Catalogo de Forjas;
6. Dicas de Como fazer uma boa forja.
Perícia com Forjas.
Todos os filhos de Hefesto e Vulcano já começam a jogar com suas perícias de forja no nível inicial e ela poderá ser elevada de duas formas: Uma delas é simplesmente passando de nível e a outra é treinando: forjando itens nas forjas dos respectivos acampamentos.
"Mas se eu já conseguirei a perícia quando passar de nível por que devo me esforçar para treiná-la?"
Quando você adquiri a perícia treinando você poderá usá-la antes do nível necessário e quando você chegar neste nível você ganhara pontos de perícia igual a metade dos pontos necessários para a pericia conquistada e assim sucessivamente. Exemplo: No nível 4 João conseguiu elevar sua perícia com forjas para o nível intermediário. Quando ele chegou no nível 9 ele ganhou 500 pontos de perícia adicionais.
"O que posso fazer com os meus níveis de perícias?"
Desde o nível inicial o campista poderá fazer forjas simples e boas, como espadas, escudos, armaduras e etc. Ele também poderá concertar equipamentos quebrados e coisas do gênero.
Nível Inicial: Como filho do Deus das forjas, você poderá forjar seus próprios equipamentos, ou até mesmo para outra pessoa. Suas mãos, apesar de brutas são capazes de criar belos detalhes e manusear pequenos objetos. Ao decorrer da sua vida quanto mais forjar coisas, mais você se aperfeiçoará, e o seu nível de forja aumentará, dando-lhe mais opções do que fazer. Neste nível pode apenas forjar com destreza armas simples como Espadas, Adagas ou fazer reparos em armas mais complexas. Pode também criar mecanismos simples. Neste nível você só consegue manipular ferro mortal e Bronze Celestial/Ouro Imperial. Caso tenha dúvida se este nível de perícia é suficiente para forjar o que quer, pergunte à um ADM (de preferência antes de fazer a forja para evitar mimimis)
No nível intermediário: Agora, compreendendo melhor os princípios da Metalurgia, você é capaz de criar armas mais complicadas e detalhadas, e também mais alguns mecanismos e pequenos autômatos, como um carrinho que anda sozinho, um robô de controle remoto, e etc. Pode criar armas de fogo simples. Agora também consegue utilizar ouro e prata em suas forjas, contudo, ainda não consegue lidar com ferro estígio, uma vez que este material suga, aos poucos, a energia vital de quem não é capaz de usá-lo. Caso tenha dúvida se este nível de perícia é suficiente para forjar o que quer, pergunte à um ADM (de preferência antes de fazer a forja para evitar mimimis)
No nível avançado: Agora, tendo um vasto conhecimento e uma boa experiência quando se trata da metalurgia e da criação de robôs, você é capaz de criar armas complexas, com variados efeitos. Pode usar qualquer material, incluindo Oricalco. Caso tenha dúvida se este nível de perícia é suficiente para forjar o que quer, pergunte à um ADM (de preferência antes de fazer a forja para evitar mimimis)
No nível mestre: Neste nível suas forjas são equiparáveis às do seu pai, mas ainda serão destrutíveis. Pode dar vida em metal a tudo o que lhe vier à mente, e adicionar diferentes efeitos às armas. Elas são basicamente inquebráveis e sua qualidade é a melhor. Pode usar qualquer material.
Ao treinar suas forjas, em seu respectivo acampamento, a experiência recebida será determinada por dois fatores:
- Qualidade do Post, que inclui tanto a ortografia quanto a interpretação.
- Dificuldade da Forja. Quanto mais complexo o que se está a fazer, maior será a experiência adquirida. Lembrando do que diz o próprio nível de perícia, ou seja, com a perícia [Inicial] o forjador não é capaz de criar itens elaborados demais.
-Treinos e Forjas darão pontos de pericia.
Os pontos entre as pericias seguirá o mesmo padrão de todas as outras:
Inicial: 0/1000
Intermediário: 1000/10.000
Avançado: 10.000/100.000
Mestre: 100.000/ 1.000.000
O valor de pontos a ser atribuído é determinado pelo deus, sendo premiados com uma valor de no máximo 100 pontos desde sem perícia até o nível inicial, 500 no intermediário, 1000 no avançado e 10000 no mestre de perícia com a arma utilizada. Lembrando, mais uma vez, que fica a critérios do narrador decidir os pontos a serem creditados.
Encantar Forjar
Afinal, pra que serve essa habilidade?
Essa habilidade é uma peça chave para que um forjador seja considerado bom. Ela, e somente com ela, irá permitir que você coloque elemento em armas ou as faça mágica.
Nível 15 - Encantar Forja I: Basicamente, tudo que desafie nossas leis da física é um encantamento. Seu personagem pode fazer um pequeno encantamento em sua arma que está fabricando, isto é, pode lhe conceder um efeito especial como: colocar elemento em uma lâmina, fazer com que ela fique mais leve do que o normal, transmutações de equipamentos para itens que tenham mais ou menos o mesmo tamanho, como transmutar uma um peitoral em mochila e etc. Custa 100 pontos de energia e só poderá ser ativada quando o campista estiver forjando algo. Caso tenha dúvida se este nível de encantamento é suficiente para forjar o que quer, pergunte à um ADM (de preferência antes de fazer a forja para evitar mimimis).Encantar forjas pode ser adquirido por nível (ou seja, ao conquistar o lvl 15) Ou quando o ferreiro conquistar 2/3 de pontos da perícia intermediária. Ou seja, quando o ferreiro conseguir 7.000 (arredondando) pontos da perícia intermediária ele adquire a habilidade encantar forja. (Intermediário: 1000/10.000 )
Nível 18 - Encantar Forja II: Agora o ferreiro pode fazer praticamente qualquer encantamento na arma que está fabricando, isto é, pode lhe conceder um ou mais efeitos especiais. A intensidade e poder do efeito, a partir de agora, depende do seu nível. A energia depende do efeito desejado com o custo mínimo de 100 pontos de energia e só poderá ser ativada quando o campista estiver forjando algo. Caso tenha dúvida se este nível de encantamento é suficiente para forjar o que quer, pergunte à um ADM (de preferência antes de fazer a forja para evitar mimimis).
Regra de forja
Para relembrar. Esta informação está disponível no primeiro post das forjas dos acampamentos.
Todo e qualquer item que não faça parte do arsenal básico de um lutador, ou seja, escudos, armaduras e armas em geral, deverá ter um contra ponto.
1. Os contra pontos serão ativados no momento em que o item por utilizado. Ou seja, não é só porque vc teve a ideia de criar algo novo que ele vai ferrar sua vida pra sempre.
2. Os contra pontos serão equivalente ao quão elaborado e forte o item é. Por exemplo:
Mascara: Mascara acoplada ao elmo que filtra o ar respirado. Esta mascara poderá ser ativada depois do elmo ser ativado de acordo com a vontade do portador. >>>Como contra ponto, a mascara limitará os sentidos de olfato do usuário.<<<
Não é um grande item, então não é um grande contra ponto.
3. Armas, armaduras e escudos não devem ter contra pontos, a não ser que seja acrescentados nestes alguma coisa extra, como a mascara acoplada ao elmo usada no exemplo acima.
Materiais e Elementos.
Abaixo segue os detalhes referente aos materiais possíveis de ser encontrado no acampamento e outros locais.
Para saber a respeito de elementos, leia o Livro de Elementos: https://pjheroisdoolimporpg.forumeiros.com/t979-livro-de-elementos-descricao-de-cada-elemento#14781
- Spoiler:
- Ferro Estígio -
Material negro, feito do Rio Estíge.
Leve no começo vai ficando pesado durante a luta.
Material relacionado com magia, que só poderá ser usado por filhos de Hades/Plutão ou Tânatos, caso contrário, o portador perderá 25 pontos de energia e vida consecutivamente até entrar em estado de desmaio.
Tem efeito sobre mortal, quando mata um monstro a "poeira" é adicionada ao equipamento deixando ele mais forte.
OBS: As armas de Ferro Estígio possuem na ficha um contador de Stacks [X/Y]. A cada inimigo derrotado por uma arma de Ferro Estígio um stack é adicionado à ficha desta arma, e a cada DOIS stacks cada ataque bem sucedido causará UM de dano bônus a seu alvo. O limite de Stacks aumenta de acordo com o nível do equipamento. Armas Comuns = 50 Stacks (25 de Dano bônus máximo) | Heróicas = 100 Stacks (50 de Dano Bônus Máximo) | Míticas = 200 Stacks (100 de Dano Bônus Máximo) | Divinas = 500 Stacks (Desumildes 250 de Dano Bônus Máximo).
Exemplo prático: Um filho de Hades atinge um minotauro com sua Espada [Ferro Estígio][Comum][20/50]. O dano direto do ataque é de 25 pontos; então 10 pontos de dano serão adicionados pelos 20 stacks da arma. É claro que est valor de dano é hipotético, mas o exemplo é bom para explicar o tamanho do dano a mais de acordo com a quantidade de staks
- Oricalco -
O material mais forte, leve e resistente que os semideuses conhecem.
Tem bônus como cortante, perfurante ou esmagador dependendo da arma. Espadas: Cortante; Flechas: Perfurantes; Martelos: Emagador, por exemplo.
Tem efeito em mortais.
Se usado por um filho de Poseidon com a passiva Filho do Mar ou próxima ao oceano, o material se tornará mais forte, uma vez que sua origem provém dos mares — Segundo algumas lendas, as paredes do palácio de Poseidon seriam feitas de Oricalco. Causará mais danos (+5 dano) e bônus maior em ataques Perfurantes, Cortantes ou Esmagadores.
- Ouro Celestial -
O ouro causa dano somente em monstros.
Um material de resistência mediana, pouco mais que o bronze e equiparável à prata.
Para filhos de Apolo concede bônus de +5 de dano.
Ouro Mortal causará dano em mortais e em semideuses mas custará o dobro do preço nas lojas.
- Prata Celestial -
A prata causa dano somente em monstros.
Um material de resistencia mediana, pouco mais que o bronze e equiparável ao ouro.
Para caçadoras de Ártemis concede bônus de +5 de dano.
Prata Mortal causará dano em mortais e em semideuses mas custará o dobro do preço nas lojas.
Catálogo de forjas
Para relembrar.
O catálogo esta disponível nas forjas de Hefesto/Vulcano.
Serve para semideus terem noção e se guiarem na hora de pedir forjas.
Explicando:
Os valores serão sempre somados com a mão de obra + todo o material.
Ou seja, se já souber o que quer, faça sua consulta, sua compra e então seu pedido.
Exemplo de pedido:
"Gostaria de uma espada curta de oricalco com elemento fogo.
Materiais: oricalco Xg, e X escamas de fogo.
Exemplo de conta:
"Espada curta de oricalco com elemento fogo, transmutação anel."
Material da espada baseada em seu peso (campista que compra) + Mais escamas (campista que compra) + mão de obra por forjar a arma + Mão de obra de colocar as escamas + mão de obra da transmutação(+ valor da benção se solicitado) = Preço total
Acréscimos:
1. Para criação de armas novas, calcule o preço do material*o peso deste.
Estas informações podem ser encontradas na joga de materiais e arsenais, respectivamente.
2. Trocar material de objetos será como se estivesse forjando um novo item.
3. Se pretende forjar algo inteiramente novo, como aranhas, pássaros mochilas ou semelhantes, defina o peso e tamanho deste.
IMPORTANTE. Não tem como forjar uma moto como 100g de oricalco. Seja coerente.
4. O uso de Motos, carros, armas de fogo e coisas "exóticas" só serão permitidos por deuses Olimpianos. Pergunte a um deles se ter permissão antes de forjar/usar (Requer mínimo lvl 14 independente)
Dicas de Forjas
Comming soon...
~Hefesto~
Link de onde parte dessas informações podem ser encontradas:
https://pjheroisdoolimporpg.forumeiros.com/t82-forjas-do-acampamento-meio-sangue#375
https://pjheroisdoolimporpg.forumeiros.com/t1536-forjas-do-acampamento-jupiter#20841
https://pjheroisdoolimporpg.forumeiros.com/t67-forjar-equipamento#67
https://pjheroisdoolimporpg.forumeiros.com/t1355-forjar-equipamento#19002
https://pjheroisdoolimporpg.forumeiros.com/t979-livro-de-materiais-e-elementos#14781
By Johnny, Lhokita
Última edição por Ártemis em 19/12/23, 02:09 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)