- Guia rapido:
Defesas:
CON: DEF
WIS ou FOR: FORT
INT ou CHA: VONT
MIR ou AGI: REFLEX
PONTOS POR NÍVEL:
Nível1: 50 pontos para distribuir.
PONTOS POR GRUPO
10 Pontos ao entrar no grupo
PONTOS POR RESPEITO
1 Ponto de atributo por 1 ponto de respeito
Multiplicador:
Metade do nível
E quantos pontos receberão?
No nível 1 você receberá 50 para distribuir na sua ficha, porem 20 desses pontos terão de ser distribuídos igualmente nos atributos principais de seu progenitor. Os 30 pontos restantes poderão ser distribuídos conforme o desejo do jogador nos atributos primários.
Ou seja, um filho de Apolo deve adicionar 10 em mira e 10 em WIS, obrigatoriamente.
- Atributos dos Deuses:
Olimpianos
Zeus/Júpiter: WIS+ FOR
Poseidon/Netuno: CON + WIS
Hades/Plutão: WIS + AGI
Deméter/Ceres: WIS+FOR ou INT ou CON (WIS é obrigatório e o secundário vc escolhe entre essas 3 opções)
Ares/Marte: FOR+AGI
Atena: INT + CON
Hefesto/Vulcano: FOR + CON ou INT ou WIS (FOR é obrigatório e o secundário vc escolhe entre essas 3 opções)
Hermes/Mercúrio: AGI+CHA
Apolo: MIRA+WIS
Dionìsio/Baco: AGI+WIS
Afrodite/Vênus: CHA+ WIS
Menores
Hécate: WIS
Phobos: CHA+AGI
Hypnos: WIS+CHA
Bóreas: WIS+AGI
Íris: WIS+AGI
Sátiros: CHA+ WIS
Belona: FOR+AGI
Ártemis- MIRA/AGI
Héracles/Hercules- CON/FOR
Pã- WIS/AGI
Hera/Juno- WIS/CON
Héstia/Vesta- WIS/CHA
Éris/Discórdia- CHA/INT
Amazonas- MIRA/AGI
Guardas:
Turtur- CON/FOR
Aquila- FOR/AGI
Corvus- AGI/INT
Tânatos: WIS/CHA
Céos: INT + Outro (Atributo principal do personagem)
- PONTOS POR NÍVEL:
Os pontos FIXOS deverão ser colocados na coluna FIXO e os pontos que vc for escolher onde quer que fique devem ser colocados em VARIÁVEL.
Progenitores:
Do nível 1 ao 10 = 2 pontos para Fixo e 3 para Variável POR NÍVEL para atributos PRIMÁRIOS.
. DEFESAS 1 ponto para Fixo e 1 para variável POR NÍVEL.
Do nível 11 ao 20 = 5 pontos para Fixo e 5 para Variável POR NÍVEL para atributos PRIMÁRIOS.
. DEFESAS 2 ponto para Fixo e 3 para variável POR NÍVEL.
Do nível 21 ao 30 = 7 pontos para Fixo e 8 para Variável POR NÍVEL para atributos PRIMÁRIOS.
. DEFESAS 3 ponto para Fixo e 4 para variável POR NÍVEL.
Grupos: (Não escolhe, vai tudo na coluna Fixo)
Do nível 1 ao 10 = O semideus ganha 2 pontos de atributo POR NÍVEL para atributos PRIMÁRIOS, e 1 pontos POR NÍVEL para atributos SECUNDÁRIOS.
Do nível 11 ao 20 = O semideus ganha 6 pontos de atributo POR NÍVEL para atributos PRIMÁRIOS, e 3 pontos POR NÍVEL para atributos SECUNDÁRIOS.
Do nível 21 ao 30 = O semideus ganha 8 pontos de atributo POR NÍVEL para atributos PRIMÁRIOS, e 4 pontos POR NÍVEL para atributos SECUNDÁRIOS
Exemplo: Eu tenho um filho de deméter lvl 1 e ele upou pro lvl 2 então eu vou ganhar 2 pontos para colocar como atributo na coluna FIXO (1 em WIS e 1 em AGI) e 3 pontos para colocar no atributo que vc quiser na coluna VARIÁVEL. Nas DEFESAS vc vai ganhar 1 pontos na coluna FIXO (FORT) e 1 ponto para colocar na coluna VARIÁVEL onde quiser.
SISTEMA DE ATRIBUTO NO FÓRUM!
A fim de deixar nosso jogo mais parecido com um RPG, pensamos em usar o sistema de atributos no nosso fórum.
Pra que?
Muitas vezes ouvimos aquilo “Sou 5 níveis mais baixo mas ganho de vc”. Pode existir essa possibilidade entre os players, mas convenhamos que alguém mais experiente não terá tanta dificuldade em uma batalha. Por isso, este sistema servirá para os players terem outras bases de força, não somente pelo nível.
MAS PRIMEIRO vamos separar esse tutorial por partes:
Primeiro vamos definir que será possível melhorar/aumentar os atributos através de :
E ainda vamos abordar aqui no tutorial como levar em consideração esses atributos nas narraçõesNível
Habilidade
Acessório
Respeito
Como funciona?
Cada personagem, de acordo com sua especialidade, receberá uma determinada quantidade pontos para distribuir entre os atributos quando sua ficha for gerada.
Mas existem regras. Primeiros, vamos às explicações do que são esses tais “atributos”:
Serão divididos em: Atributos primários e Atributos Secundários
ATRIBUTOS PRIMÁRIOS (Ataque)
CON – Constituição – Resistência corporal
FOR – Força – Força bruta
MIR – Mira
AGI – Velocidade e agilidade
INT – Inteligência
WIS – Poder mágico – Para uso de magias (inclui musicas e outros)
CHA – Habilidade com palavras e poderes mentais - Diplomacia e poderes que envolvem mexer diretamente com a mente.
ATRIBUTOS SECUNDÁROS (Defesas)
DEF – Defesa – Defesa física e mágica
REFLEX – Reflexos – Esquiva
FORT – Perseverança – Para levantar mesmo ferido, com dificuldade. Resistir à e efeitos de álcool, veneno, tontura, cegueira, etc...
VONT – Vontade (mente) – Para não cair facilmente em uma mentira ou feitiço mental e medo.
Seguindo ainda as mesmas bases de um RPG, alguém com mais força facilmente ganharia de alguém inteligente em uma luta corporal. Entretanto, este não ganharia nunca em um diálogo.
FICHA
Explicando a área de atributos da ficha: As colunas são independentes uma da outra.
A coluna de Base é a única que a gente tem que usar o multiplicador, e o valor deve ser sempre somado com as outras colunas como FIXO, VARIÁVEL, ACC, e Perícia que serão explicadas adiantes.
Agora vamos falar de como evoluímos os atributos na coluna de nível
Como isso é atribuído aos players?
Simples! Separação e limite de acordo com a característica entre os deuses.
IMPORTANTE
Ao gerar sua ficha, 10 pontos serão acrescentados automaticamente para cada atributo PRIMÁRIO e SECUNDÁRIO no campo de NÍVEL.
Se sua ficha foi criada antes do dia 02/07/2014 acrescentar 10 pontos nos atributos primários e secundários.
Esses pontos existem só por vc ser um semideus.
Como podem ver os pontos recebidos só devem ser distribuído na coluna de BASE nos atributos PRIMÁRIOS (não tem nenhuma defesa na lista).Olimpianos
Zeus/Júpiter: WIS+FOR
Poseidon/Netuno: CON + WIS
Hades/Plutão: WIS + AGI
Deméter/Ceres: WIS+FOR ou INT ou CON (WIS é obrigatório e o secundário vc escolhe entre essas 3 opções)
Ares/Marte: FOR+AGI
Atena: INT + CON
Hefesto/Vulcano: FOR + CON ou INT ou WIS (FOR é obrigatório e o secundário vc escolhe entre essas 3 opções)
Hermes/Mercúrio: AGI+CHA
Apolo: MIRA+WIS
Dionìsio/Baco: AGI+WIS
Afrodite/Vênus: CHA+ WIS
Menores
Hécate: WIS
Phobos: CHA+AGI
Hypnos: WIS+CHA
Bóreas: WIS+AGI
Íris: WIS+AGI
Sátiros: CHA+ WIS
Belona: FOR+AGI
Como funcionará as defesas?
É acrescentado o mesmo valor distribuído no primário para defesa (secundário) correspondente:
Percebam como foi usado o “OU”. Então se vc colocou em WIS e FOR terá escolher o valor maior para colocar em FORT.CON: DEF
WIS ou FOR: FORT
INT ou CHA: VONT
MIR ou AGI: REFLEX
Se colocou INT e AGI terá o mesmo valor distribuído para VONT E Reflex pq eles não são complementares.
E quantos pontos eu tenho?
No nível 1 você receberá 50 para distribuir na sua ficha, porem 20 desses pontos terão de ser distribuídos nos atributos principais de seu progenitor (listado acima). Os 30 pontos restantes poderão ser distribuídos conforme o desejo do jogador nos atributos primários, e as defesas seguirão exatamente o mesmo valor que foi distribuído nos primário, só que em seu correspondente. do valor distribuído conforme mencionado acima.
Exemplo: um filho de Apolo deve adicionar 10 em mira e 10 em WIS, obrigatoriamente.
Depois disso seus atributos vão evoluir através do seu MULTIPLICADOR.
Como vou evoluir meus atributos? Multiplicador?
Os 50 pontos que você distribuiu na coluna LVL da ficha serão fixos e nunca aumentarão. O jeito de aumentar esses pontos é sempre pela metade do seu nível. Ou seja, metade do seu nível é seu multiplicador e vc tem que multiplicar pelos valores que vc distribuiu.
Como assim?
Exemplo:
Joãozinho é filho de Ares e quando distribuiu seus pontos iniciais ele colocou 30 pontos em força.
Quando ele passar para o nível 2 ele vai ter como multiplicador 2/2 = 1 e deverá multiplicar esse valor pelo força dele 30 *1 = 30.
Quando ele passar pro lvl 3 o multiplicador dele passará a ser 3/2 = 1,5 e deverá usar esse valor para multiplicar com sua FOR: 30*1,5 = 45.
No nível 10 o multiplicador será 10/2 = 5. Multiplicando com os 30 pontos que ele colocou em força: 5*30 = 150
O resultado dessa conta deve ser colocado na coluna TOTAL (pontos das outras colunas deverão ser somando caso tenha algo para somar).
Então toda vez que vc upar seu multiplicados vai aumentar, logo vc tem que refazer a multiplicação e posteriormente somar as outras colunas.
Veja o exemplo da ficha de um filho de Deméter lvl 18 que não tem grupo: Nesse caso o multiplicador dele é 9
Importante perceber aqui é que ele já tem 10 em todos os atributos da coluna BASE, então o valor que ele distribuiu está somado com esses 10 iniciais:
CON : 10 (base)
FOR: 25 (10+15)
MIRA: 10 (base)
AGI: 35 (10 + 25)
WIS: 20 (10 + 10)
CHA: 10 (base)
15+25+10 = 50
Nesse exemplo esse jogador não tem nenhum ponto das outras colunas por isso o resultado da multiplicação esta direto no total.
Se o jogador tiver pontos nas outras colunas esses valores devem ser somados com a multiplicação.
Veja nesse outro exemplo:
Vamos nos atentar à linha da FOR: 25*9 = 225 (BASE) + 20 (VARIÁVEL) = TOTAL 245
Os detalhes de como colocar atributos nas outras colunas serão discutidos adiante.
GRUPOS!
Diferente de seus pais, cada jogador que entrar em um grupo ganhara 5 pontos em cada atributo principal de seus patronos. Esses pontos serão fixos e não poderão ser mudados de maneira alguma.
Exemplo: uma caçadora deverá adicionar 5 pontos em mira e 5 em agilidade, obrigatoriamente.
Classificação de atributos principais entre os Grupos
Ártemis- MIRA/AGI
Héracles/Hercules- CON/FOR
Pã- WIS/AGI
Hera/Juno- WIS/CON
Héstia/Vesta- WIS/CHA
Éris/Discórdia- CHA/INT
Amazonas- MIRA/AGI
Guardas:
Selene: WIS (os 10 vão no wis)Turtur- CON/FOR
Aquila- FOR/AGI
Corvus- AGI/INT
Tânatos: WIS/CHA
Céos: INT + Outro (Atributo principal do personagem)
By Johnny Singer, Lhokita
Última edição por Hermes em 28/01/24, 12:10 pm, editado 20 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)